Sindsul entra na Justiça contra participação de aposentados na eleição da Forluz

O Sindsul (Sindicato dos Eletricitários do Sul de Minas) entrou na Justiça para derrubar a liminar conquistada pela ABCF (Associação dos Participantes da Cemig Saúde e Forluz) que garante a presença dos aposentados na eleição para o Conselho Deliberativo da Forluz. O Sindsul é presidido pelo conselheiro deliberativo João Wayne de Oliveira Abreu, que tenta a reeleição numa chapa sem aposentados, ou seja, composta apenas por ativos.

Entenda

A ABCF entrou na Justiça solicitando que as chapas que concorressem ao Conselho Deliberativo da Forluz pudessem ser livres (ativos, aposentados ou mista). A Justiça concedeu uma liminar à ABCF e os aposentados puderam se inscrever na eleição. A ação do Sindsul visa retirar o direitos de os aposentados concorrerem.

Nestas eleições, também serão renovadas 50% das cadeiras para o Conselho Fiscal destinadas aos aposentados, já que a outra metade está ocupada por ativos. Caso esta eleição para o Conselho Deliberativo aceite apenas participantes ativos, o órgão ficará desequilibrado quanto à representação, com 2/3 de ativos e apenas 1/3 de participantes aposentados.

ABCF repudia ataque contra aposentados

A ABCF está espantada pelo fato de o Sindsul querer retirar o direito dos aposentados de participarem da eleição. Mas tem mais: na chapa do Sindsul para o Conselho Fiscal, está o ex-presidente da AEA João Victor Marçal, aposentado.

Sabemos que, desde o início, o presidente do Sindsul, João Wayne, quis tirar os aposentados da eleição. Ele mesmo declarou ser contra chapa livre, ou seja, que os aposentados não participassem dessa eleição para o Conselho Deliberativo. Agora, um aposentado, ex-presidente da AEA, também contra a candidatura de aposentados para o Conselho Deliberativo da Forluz?

É por fatos como este que a ABCF se fortalece e se torna, dia após dia, uma entidade essencial na defesa dos participantes, sejam eles ativos ou aposentados.

Clique aqui e tenha acesso ao processo.
https://pje.tjmg.jus.br/pje/ConsultaPublica/DetalheProcessoConsultaPublica/listView.seam?ca=c3895317882dd856f4847a8b00c32c4a0f50e8d8c61e4d9b

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://www.portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://www.portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/