Novos planos na Cemig Saúde são rejeitados por conselheiros eleitos; estamos alertas para contra-ataque da Cemig

Os conselheiros deliberativos eleitos rejeitaram a criação de novos planos na Cemig Saúde nesta segunda-feira, 30 de maio. A votação terminou em 4 a 4 e a proposta não foi aceita. As entidades, entretanto, estarão atentas para um possível contra-ataque da Cemig utilizando o voto de minerva (desempate) numa segunda votação para aprovar os novos planos.

O Estatuto aprovado pelo Conselho Deliberativo em 28/10/2016 não consta o voto de minerva. O novo estatuto, não aprovado pelo Conselho e que consideramos ilegal, prevê o voto de minerva numa segunda votação sobre o mesmo tema. Ele foi instituído pelas patrocinadoras no dia 2/05/2022 e registrado em cartório no dia 13/05/2022. A próxima reunião ordinária do Conselho Deliberativo será no dia 30 de junho.

Plano atual

Com a rejeição dos novos planos, tudo segue como está, mas é fundamental que todos mantenham a mobilização porque os ataques da atual gestão da Cemig não vão parar.

Estamos tomando todas as medidas e vamos continuar buscando o consenso das entidades e dos conselheiros em torno da ações judiciais cabíveis.

A posição da Justiça, hoje, é que o Acordo Coletivo está em pleno vigor. A Cemig entrou com ações pra modificar o ACE e foi derrotada. O Estatuto, por sua vez, foi alterado ilegalmente pelas patrocinadoras sem aprovação do Conselho Deliberativo, instância máxima da Cemig Saúde.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 13,57 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Receba notícias pelo WhatsApp >>> https://chat.whatsapp.com/HcRys1VwIoXKl0XLMIlSFu

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://www.portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://www.portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/