Falta transparência na gestão da Cemig Saúde

Como tem se tornado usual, a Cemig Saúde age sem transparência e sem consultar previamente os participantes antes das decisões relevantes. Virou um kinder ovo: sempre tem uma surpresinha. Essa prática de gestão não pode continuar.

Salário do DRP pago pela Cemig Saúde

Na última semana de junho, o Conselho Deliberativo (antes da chegada dos novos eleitos) aprovou, no apagar das luzes, mudanças no regulamento do plano que não foram informadas, até hoje, pela Cemig Saúde.

Soube-se que a antiga formação do Conselho Deliberativo aprovou a remuneração do Diretor de Relações com Participantes (DRP) paga pela Cemig Saúde, e não pela Cemig. Se houve mais mudanças, não se sabe. A Cemig Saúde não esclareceu.

Em março, a Cemig Saúde anunciou diversas alterações no regulamento do plano, aprovadas em outubro de 2019, que incluíam restrições à acomodação e alimentação de acompanhantes; cortes no teto de reembolsos do PGE; limitação dos exames e procedimentos. Tudo isso só foi informado quatro meses depois de aprovado.

Demissões e medicamentos genéricos

No dia 10 de julho, a Cemig Saúde anunciou que só cobrirá medicamentos genéricos quando houver opção em relação ao original. Segundo a própria Cemig Saúde, 35% dos beneficiários não utilizam genéricos. Não é pouca gente. Não se entende por que a Cemig Saúde toma decisões sem consultar, debater ou mesmo informar com antecedência a os beneficiários. Pelas manifestações nas redes sociais, podemos afirmar que os beneficiários teriam propostas muito melhores.

Além disso, chegam inúmeras notícias de demissões de trabalhadores da Cemig Saúde no interior. A gestão da Cemig Saúde nada explica sobre as razões ou como vai garantir o atendimento dos beneficiários no interior. Nem os diretores indicados pela patrocinadora e nem o diretor eleito pelos beneficiários.

Siga a ABCF no Instagram: https://www.instagram.com/portal.abcf/

Seja Sócio: https://www.portalabcf.com.br/associado-contribuinte/

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://www.portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://www.portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/