Cemig Saúde muda regras para autorização de exames sem nenhum aviso

A Cemig Saúde enviou um comunicado aos beneficiários nesta terça-feira, 12 de maio, informado mudanças nas regras para autorização de procedimentos e exames. As alterações já estão em vigor.

Vários exames passaram a ter quantidade limitada por ano e outros, que tinham liberação automática, agora dependem de autorização prévia e será necessário apresentar documentos complementares. Entre eles estão Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Doppler, Angio Ressonância Magnética. Veja a relação completa dos procedimentos no final do texto.

O que dizem ANS e CFM

Para o Conselho Federal de Medicina (CFM), as operadoras não podem limitar exames com indicação médica. A ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar) diz que as operadoras de planos de saúde não podem restringir, dificultar ou impedir qualquer tipo de atendimento ou procedimento que constar no contrato.

Posição da ABCF

A ABCF (Associação dos Beneficiários da Cemig Saúde e Forluz) considera absurda a alteração nas regras sem consultar ou sequer informar previamente os beneficiários. Até quando os participantes da Cemig Saúde serão surpreendidos com restrições e cortes de benefícios?

Outra vez não apresentaram estudos técnicos para justificar as medidas e nem deram oportunidade para esclarecer e debater as mudanças.

Estão acontecendo abusos? Quem está abusando? Está é a melhor forma de controlar? Prejudicar todos por falhas de alguns?

Até onde iremos? Nosso Pró-Saúde vai virar um plano com apenas o mínimo exigido por lei? Com dificuldades enormes na hora que precisarmos utilizar?

Infelizmente parece que rasgaram o Acordo Coletivo Especifico e esqueceram-se da transparência e respeito. A Cemig Saúde ainda é uma autogestão ou se transformou em uma operadora de mercado?

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://www.portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://www.portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/

Procedimentos com regras modificadas-Cemig Saúde