A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão – ANAPAR é a primeira e única representante, no Brasil, dos associados a entidades de previdência complementar.

Ela foi fundada no dia 24 de maio de 2001 e nasceu da necessidade de unificar a luta de todos os participantes dos fundos de pensão brasileiros, ativos e aposentados, vinculados aos fundos fechados ou abertos, sejam eles patrocinados por empresas públicas ou privadas, ou pelos governos federal, estadual e municipal. Seu objetivo é representar e defender os interesses dos participantes de fundos de pensão junto aos poderes públicos – Executivo, Legislativo e Judiciário -, junto às empresas patrocinadoras e às entidades de previdência. Está habilitada, inclusive, a representar judicialmente seus associados.

A ANAPAR também representa os participantes de fundos de pensão no Conselho de Gestão da Previdência Complementar, órgão vinculado ao Ministério da Previdência e Assistência Social cuja função é regular e regulamentar o funcionamento das entidades de previdência complementar. Ela defende que os participantes elejam, pelo voto direto, seus representantes para a diretoria executiva, conselho deliberativo e conselho fiscal, de maneira a compartilhar o controle dos fundos com as empresas patrocinadoras. Além disso, está investindo na formação dos dirigentes eleitos, para que eles representem com a máxima eficácia o interesse dos participantes.

A ANAPAR nasceu para somar esforços com as entidades de classe representativas dos trabalhadores – centrais sindicais, sindicatos, associações de aposentados e associações de participantes.

Se quiser conhecer mais sobre a Anapar, clique aqui.