Anapar fornece cursos de capacitação sobre previdência e fundos de pensão

Entender o funcionamento e a forma como os fundos de pensão são geridos é essencial para uma escolha adequada visando um futuro tranquilo. Por isso, a Anapar tem como uma de suas principais bandeiras promover a educação previdenciária dos participantes. Anualmente, a entidade fornece cursos de capacitação na área, que vão desde conceitos básicos e introdutórios de previdência a assuntos mais específicos, como finanças e aspectos atuariais. As aulas são ministradas presencialmente por especialistas e têm desconto para associados da Anapar. Além da representatividade política e da possibilidade de se inscrever como participante do AnaparPrev, o permanente acesso  ao conhecimento dos temas de previdência é uma das vantagens de ser filiado à entidade.

Em 2017, a Anapar ofereceu três módulos de curso aos participantes: I – Básico de Previdência, II – Estrutura de Governança de uma EFPC e III – Conceitos e Aspectos Atuariais. Os cursos tiveram carga horária de 16 horas e foram lecionados por dirigentes, assessores e parceiros contratados pela Anapar. Para este ano, a lógica deve ser mantida.

“É um assunto que não faz parte do dia a dia das pessoas e que, por isso, pode parecer confuso se não houver algum estudo específico. Os participantes precisam de uma base mínima para conseguirem acompanhar o funcionamento e a gestão dos fundos de pensão. A ideia dos cursos é justamente tornar isso mais claro”, aponta o presidente da Anapar, Antônio Braulio de Carvalho.

Outro papel fundamental das aulas é preparar os dirigentes que assumirão cargos de gestão em conselhos e diretorias nos fundos de pensão. Isso porque a própria legislação da Previc exige certificação para a atuação desses profissionais na área. Os conhecimentos obrigatórios estão na base dos cursos oferecidos pela Anapar.

A programação deste ano será disponibilizada na primeira quinzena de fevereiro, após reunião da diretoria. A divulgação será feita por meio do portal e das redes sociais da Anapar.

 

Fonte: Anapar

Posts Relacionados