Abrapp: SP recebe em outubro a 40ª edição de seu Congresso anual 


  • ABCF
  • 21 de Maio de 2019

A Abrapp deu a largada para a organização da 40ª edição de seu Congresso anual. Ainda no mês de fevereiro e início de março, uma ampla Comissão Temática trabalhou na proposta de tema central do evento, que acontecerá nos próximos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expo-Center, em São Paulo. Nesta semana, o Grupo de Trabalho executivo realizou a 1ª reunião com os coordenadores de áreas, com a participação de 34 profissionais.

“Temos de celebrar: 40 anos não é para qualquer um. Queremos que este evento seja recheado de novidades. Tentamos nos superar constantemente ano após ano”, diz Luiz Paulo Brasizza, Coordenador Geral do 40º Congresso e Diretor Vice-Presidente da Abrapp. Realizado desde 1979, é o maior evento mundial do setor, reunindo anualmente perto de 3 mil pessoas, entre empresários, autoridades, profissionais de diversos mercados, estudiosos e dirigentes de entidades fechadas. A Coordenação Executiva do evento fica a cargo de Devanir Silva, Superintendente Geral da Abrapp.

O mote deste ano será a inovação e a busca de maior interação com os participantes do evento. A inovação continua no centro das atenções, justamente porque passamos por um processo de mudanças em todo o sistema de Previdência. Porém, estamos falando agora de inovação na programação, com uma estrutura diferenciada. O público poderá ter uma interação cada vez maior durante as atividades do evento. Para isso, o aplicativo (APP) do Congresso está sendo redesenhado com o objetivo de oferecer uma interface mais amigável aos congressistas.

Os tema central e os eixos principais foram elaborados por uma Comissão Temática que, neste ano, abriu para a participação de interlocutores de várias áreas. “A definição dos temas foi totalmente diferente neste ano, pois foi realizado a várias mãos a partir de uma discussão aprofundada com interlocutores do sistema”, conta Brasizza. As discussões foram importantes para trazer diversas ideias e tendências para acompanhar as questões mais atuais de mudanças no sistema de previdência no Brasil e no mundo. O tema central ainda será apreciado pela Diretoria da Abrapp para aprovação.

Novos públicos

Uma das novidades da 40ª edição do Congresso será a busca de novos públicos para a Previdência Privada, motivada pela criação de novos planos voltados aos familiares de participantes. Com a implantação do Fundo Setorial Abrapp, abre-se a perspectiva de multiplicação dos chamados Planos Família. Existem propostas para ampliar a participação do público jovem em atividades de educação financeira e previdenciária.

Ao mesmo tempo, as principais propostas da Reforma da Previdência apontam para a superação das fronteiras entre os diferentes regimes e sistemas previdenciários, com o fortalecimento e expansão do modelo de capitalização. Seguindo essa linha, serão chamados palestrantes com uma visão mais acentuada na disruptura. “Vamos trazer referências nacionais e internacionais com uma visão disruptiva. Isso é importante porque o modelo antigo está caminhando para a substituição de uma Previdência totalmente nova. Queremos fazer parte deste processo”, comenta o Coordenador Geral do 40º Congresso.

Conecta

A Conecta Soluções Associativas, empresa criada pela Abrapp para oferecer produtos e serviços às associadas, terá um espaço exclusivo na 40ª edição do Congresso.  “A Conecta já é uma realidade e não poderia deixar de participar do Congresso, com uma área separada, para mostrar os produtos de seus parceiros. Será um espaço destacado para que os diretores, conselheiros e todos os profissionais das entidades fechadas possam entender melhor sua forma de atuação”, explica Brasizza.

Outra coligada da Abrapp, a UniAbrapp também manterá um espaço próprio no evento. Sucesso de público e de qualidade, o espaço UniAbrapp vem ganhando maior importância ao longo das últimas edições do evento.

Fonte: Abrapp