ABCF participa do evento anual de prestação de contas da Forluz

O presidente da ABCF, Denys Cláudio Cruz de Souza e o diretor Financeiro, Luiz Sperandio, participaram hoje (16/5) do evento anual de prestação de contas da Forluz referente ao ano de 2018, que aconteceu no auditório da Cemig. 

“É muito importante participar e acompanhar a prestação de contas da Forluz, pois este é um assunto que interessa a todos os nossos associados”, explica Denys. 

O presidente do Conselho Deliberativo, Nelson Benício, fez a abertura e deu as boas-vindas aos participantes. “É o momento de mostrar a governança e transparência da Forluz”, ressalta. 

Em seguida, o presidente da Forluz, Gilberto Lacerda apresentou os destaques de 2018, que foram: rentabilidade dos planos que superou a mínima atuarial, elaboração e aprovação do plano de equacionamento do déficit do Plano A relativo ao ano de 2017, início das operações da Central de Atendimento Telefônico própria, aprovação pela Previc das alterações regulamentares do Plano B, início do programa de desenvolvimento de equipes e líderes, entre outros. “Para este ano, temos os seguintes desafios: evoluir nas discussões com a Cemig para uma solução definitiva para o déficit do Plano A, iniciar as operações do ForluzPrev, avaliar o posicionamento da Forluz no segmento previdenciário, situação do edifício Aureliano Chaves e manter o foco do Planejamento Estratégico”, finalizou.

O diretor de Relações com Participantes, Vanderlei Toledo, abordou a quantidade de participantes atendidos em 2018 e apresentou dados do projeto Retenção, que tem o objetivo de prestar esclarecimentos e consultoria financeira aos participantes que requerem benefício, mostrando o risco da retirada de parcela à vista e percentual de cota acima do ponto de equilíbrio. “A nossa rentabilidade Forluz é maior que o mercado”, reforçou. 

Já o diretor de Seguridade e Gestão, Thiago Gonçalves falou sobre o número de atendimentos, que foram 37.891, com um nível de 91% de satisfação. “É um desafio nosso manter este nível”. Ele explicou, ainda, que a Forluz tem um volume de R$ 180 milhões de arrecadação por ano e paga também por ano R$ 1,1 bi de folha de benefício, enfatizando que este é um ponto de atenção. Ele também abordou todos os números relacionados à seguridade e à gestão da Forluz e seus desafios. 

A última apresentação foi do diretor de Investimentos e Controle, Emílio Cáfaro, que começou falando que “o nosso desafio está no futuro”. Em seguida, ele apresentou os destaques de 2018, os resultados alcançados em cada segmento dos investimentos. Lembrou ainda que 2018 foi um ano em que o mercado apresentou muita volatilidade, o que trouxe impactos para a Fundação. Segundo ele, os diferenciais da Forluz na gestão de seus investimentos são: diversificação da carteira, custos baixos de administração, histórico de rentabilidade e ser referência em governança e gestão de riscos. Emilio finalizou mostrando os ambientes externo e interno, que são de incertezas e apresentando os desafios da Fundação neste cenário. 

No final do evento, os participantes puderam tirar suas dúvidas questionando os diretores sobre diversos assuntos abordados nas apresentações.