Agendamento digital facilita retirada de extrato previdenciário


Agora, o segurado do INSS é obrigado a agendar dia e horário para pedir o Cnis (extrato previdenciário). Antes, ele podia ir direto a uma agência da Previdência. A novidade, porém, não deverá atrasar a vida dos trabalhadores. Os agendamentos podem ser realizados por meio do site meu.inss.gov.br e pelo telefone 135. 

O Cnis é um dos serviços mais procurados por segurados. Nos últimos 12 meses, mais de 9 milhões de atendimentos nas agências foram realizados para a emissão do extrato previdenciário. O número representa metade dos usuários que buscaram os postos da autarquia. 

Outros serviços que passarão a ser atendidos mediante agendamento são as emissões de histórico de crédito de benefício, carta de concessão, extrato de empréstimo consignado, extrato de Imposto de Renda e declaração de benefício consta/nada consta. 

Mesmo antes de o agendamento passar a ser obrigatório, esses documentos já estavam disponíveis pela internet, no meu.inss.gov.br ou por meio do aplicativo Meu INSS para celulares. 

A oferta dos serviços pela internet, porém, ainda não atende grande parte dos usuários, pouco familiarizados com procedimentos digitais, segundo avaliação do INSS. 

O órgão aposta, porém, que os serviços digitais e a reorganização dos horários de atendimento poderá reduzir a pressão sobre os funcionários das agências, reconhecidamente prejudicados pela falta de reposição dos servidores que deixam os cargos ao atingir as condições para a aposentadoria. 
Fonte: Folhapress



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