A pergunta que não quer calar

Apesar de termos abordado o assunto em outra ocasião, não houve qualquer manifestação por parte da patrocinadora ou da Forluz em esclarecer o assunto.  Tivemos, sim, uma censura numa rede social onde parece o corporativismo falar mais alto.

Curta nossa página no Facebook

Nosso compromisso é com a verdade e com a informação aos nossos associados do que se passa na Forluz e Cemig Saúde.

Bom que se diga que na última reunião (345ª - 30/03/2017) do Conselho Deliberativo (CD) da Forluz, constou em ata um pedido dos conselheiros eleitos para que se apurasse se havia de fato ação da diretora indicada em desfavor da Forluz. Até o presente momento, desconhecemos qualquer manifestação nesse sentido.

Para que não venhamos a ser questionados, os dados que aqui relatamos são de acesso público, uma vez que a ação da nova diretora da Forluz, Sra. Mônica Siqueira, não corre em segredo de justiça.

Curta nossa página no Facebook

Como afirmamos em matéria anterior, e aqui comprovamos, a atual diretora move ação em desfavor da patrocinadora e da própria Forluz.

Indigna-nos o fato de ela mesma não se dar por impedida de assumir tal cargo. Mais ainda o fato de Cemig e Forluz concordarem e fingirem não saber da ação judicial quando as mesmas apresentaram defesa na justiça muito antes da indicação da diretora.

Qual o propósito disso? Como explicar que, em menos de dois anos, passam por uma diretoria tão importante quatro diretores diferentes. Se isso não é interferência político-partidária, o que é então?

Curta nossa página no Facebook

Será que, ao aprovarem a indicação da atual diretora, com o voto de qualidade do representante da patrocinadora, desconheceram que há, no mínimo, um conflito de interesses de uma dirigente tomar posse com uma ação na justiça contra uma entidade em que também possui o poder decisório administrativo?

Ora, por mais que se queira explicar, esse fato nos deixa assustados com o desdém com que a patrocinadora vem tratando a Diretoria de Seguridade da Forluz. Como já dissemos, talvez ela nem seja necessária ou realmente não faça diferença na administração da Fundação.

Curta nossa página no Facebook

O fato é que a mesma vem sendo usada e abusada politicamente e sabe-se lá com que propósito. Afinal, ao ser nomeada dessa forma, será que a diretora terá a independência e isenção requerida pelo cargo?

O último que demonstrou independência e isenção, o Sr. Pedro Carlos Hosken, foi defenestrado pela Cemig sem a mínima justificativa ou qualquer esclarecimento ao Conselho Deliberativo.

Curta nossa página no Facebook

Ora, se for como dizia um ex-diretor da Forluz, que o mandato pertence a patrocinadora, como garantir que a conduta do dirigente seja independente, imparcial e isenta de interferências?

Veja abaixo a linha do tempo que conseguimos apurar e tire suas próprias conclusões.

Acorda, participante!!!


Quando

Quem
O que
Reivindicação/Ação
08/09/2016
Monica Costa de Siqueira
Entra com ação em desfavor da Cemig e Forluz
- Justiça Gratuita em função de sua hipossuficiência por ser aposentada.
- Contribuição da Cemig para a Forluz incidentes sobre PLR, decorrentes da recomposição e recálculo da reserva matemática a apurar.
- Contribuição da Cemig para a Forluz incidentes sobre três remunerações de aviso prévio, decorrentes da recomposição e recálculo da reserva matemática a apurar.
- Que todas as parcelas repassadas à Forluz, pela Cemig, possam ser sacadas à vista pela reclamante.
- Que a Cemig seja condenada a pagar honorários de sucumbência no percentual de 20% sobre o valor da condenação.
- Inclusão da Forluz como litisconsorte necessária.
27/09/2016
Juiz
Hipossuficiência
Negado o pedido de justiça gratuita.
09/01/2017
Afonso Bernardo Salomão de Alvarenga – presidente da Cemig
Assina procuração para Raul Lycurgo Leite – OAB 15.615, e outros.
Defesa da Cemig na ação proposta por Monica Costa de Siqueira.
11/01/2017
José Ribeiro Pena Neto
Assina procuração para Carlos José da Rocha OAB 34.554 e outros.
Defesa da Forluz na ação proposta por Monica Costa de Siqueira
16/02/2017
Carlos José da Rocha OAB 34.554
Cancelamento de audiência.
Solicita cancelamento de audiência de conciliação em vista dos dispositivos regulamentares e legais.
20/02/2017
Marcelo Pádua Cavalcanti OAB 51.209 e outros
Apresenta e protocola defesa da Forluz.
Pede a extinção do processo sem resolução de mérito, porque é parte ilegítima para figurar no polo passivo da relação processual ou então a improcedência do pedido, com a condenação das autoras à sucumbência.
06/03/2017
Giovani Câmara de Morais-OAB 77.618
Apresenta e protocola defesa da Cemig.
Praticamente a negação de todas as reivindicações da autora da ação, Monica Costa de Siqueira.
23/03/2017
Afonso Bernardo Salomão de Alvarenga – presidente da Cemig
Comunica o nome da Sra. Mônica para a diretoria da Forluz ao presidente da AEA, que lhe fazia uma visita.
Negativa do presidente da AEA em aprovar o nome da indicada.
30/03/2017
Reunião do CD Forluz – Ata da 345ª reunião de 30/03/2017
Aprovação da indicação do nome de Mônica, com o voto de qualidade do presidente do CD, Leonardo Jorge, em vista dos 3 votos contrários dos conselheiros eleitos
Mesmo os conselheiros eleitos tendo levantado as questões relativas à ação movida pela indicada e pela forma nada convencional de substituição intempestiva e inesplicada da outra diretora que contava apenas com dois meses no cargo.
OBS. Não ficou claro na ata que a aprovação do nome da nova diretora seria para acabar de cumprir o atual mandato e mais um, como se sabe que é o desejo da bancada da patrocinadora.
Vale lembrar também que o presidente da Cemig, sabedor da ação em andamento, nada esclareceu sobre o assunto.
20/04/2017
Sitio do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais
Juntada de Petição
O processo continua em andamento.
Qual será o interesse da patrocinadora que, ao que consta, tem dito que não sabia da ação quando a nomeou, apesar de seu presidente ter assinado uma procuração para defesa da mesma bem antes da nomeação em 09/01/2017.
E nossos diretores da Forluz que nada esclareceram ao Conselho Deliberativo apesar de saberem da ação?




Compartilhe Google Plus

Sobre Portal ABCF

Site da Associação dos Beneficiários da Cemig Saúde e Forluz. Previdência complementar, fundo de pensão, educação financeira e plano de saúde.
    Comentários Gmail
    Comentários Facebook

0 comentários :

Postar um comentário