Mauro Borges, presidente da Cemig, é demitido; Bernardo Alvarenga assume

O Conselho de Administração da Cemig, em reunião realizada nesta quarta-feira, 21, definiu a destituição, a partir da quinta-feira, 22, de Mauro Borges do cargo de diretor-presidente da estatal, e de Fabiano Maia Pereira como Diretor de Finanças e Relações com Investidores. No lugar de Borges, foi nomeado Bernardo Afonso Salomão de Alvarenga, que completará o mandato previsto para o cargo. Para a diretoria de Finanças e RI, foi nomeado Paulo Roberto Castellari Porchia.

Curta nossa página no Facebook

Bernardo Afonso Salomão de Alvarenga foi diretor comercial da Cemig na gestão de Aécio Neves (PSDB-MG), entre 2007 e 2010.

Bernardo Afonso Salomão de Alvarenga assume a presidência da Cemig

Porchia assumirá também o cargo de Diretor vice-presidente da Cemig. Além disso, o conselho nomeou Dimas Costa como Diretor de Gestão Empresarial. Ele vai exercer a função juntamente com a de Diretor Comercial, que ocupa atualmente.

Segundo a colunista Raquel Faria, do jornal O Tempo, “a “nova” Cemig vai acelerar a venda de ativos para reduzir dívidas e elevar a rentabilidade. O plano já está traçado desde abril, mas não vem sendo tocado no ritmo desejado. Na gestão de Mauro Borges, venderam-se quatro pedacinhos da empresa, que ainda mantém cerca de 200 operações/participações. A ideia é limpar o conglomerado, passando à frente o que não tem a ver com o negócio principal da energia”.

Mauro Borges foi demitido


O mercado já se movimentava na segunda-feira, 19/12, com a expectativa de mudança da direção da empresa. Mesmo em dia de baixa na Bovespa, as ações da Cemig subiram 3,2% com as especulações de que a nova gestão vai vender ativos para reduzir dívidas e elevar a rentabilidade. .

Ainda de acordo com Raquel Faria, havia “uma queda de braço no governo, entre a área financeira do Estado, liderada pelo secretario José Afonso Bicalho, e a diretoria da empresa, comandada por Borges. Com as mudanças em vista, Pimentel tomou um lado na disputa”.



Fontes: Istoé Dinheiro e O Tempo.
Compartilhe Google Plus

Sobre Portal ABCF

Site da Associação dos Beneficiários da Cemig Saúde e Forluz. Previdência complementar, fundo de pensão, educação financeira e plano de saúde.
    Comentários Gmail
    Comentários Facebook

0 comentários :

Postar um comentário