Quem pode se candidatar para os conselhos da Forluz, ativos ou aposentados? Se respondeu ambos, acertou

A lei determina que deve haver um representante de cada categoria e o nosso acordo coletivo prevê que deve haver uma proporcionalidade. São três vagas para representantes dos participantes no Conselho Deliberativo. Por isso defendemos que, existindo um representante de cada, a terceira vaga pode ser preenchida por um ativo ou aposentado ou - o que acreditamos ser a melhor composição - por uma chapa mista, com titular, suplente e sucessor, formada por aposentados e ativos.

Se você respondeu que são os ativos está certo. Mas se respondeu que são os aposentados, também está certo.

A outra chapa usa de chacotas e eufemismos para esconder sua real intenção. Dizem que são “contra a redução da participação dos ativos”. Seus representantes, na verdade, votaram contra a chapa mista e com o apoio dos representantes das patrocinadoras impuseram que os candidatos só possam ser ativos.

É importante lembrar que nós defendemos uma regra livre e democrática, deixando para cada chapa inscrever o que achar melhor. Eles continuariam podendo inscrever a chapa só com ativos. Hoje, os aposentados são 63% dos participantes da Forluz.

Por isso, não aceitamos que eles restrinjam o direto dos assistidos à candidatura e a liberdade dos participantes em votar e eleger quem decidirem.


Déficit no Plano A

Apontamos que o plano A estava apresentando déficits e que, no entendimento da Previc, os assistidos teriam que arcar com metade do prejuízo.

A outra chapa nos acusou de alarmistas e afirmou não haver motivo para preocupação. Agora, o déficit apareceu e a Forluz terá que apresentar o plano de equacionamento até dezembro.

Nos preocupamos sim, e sabemos que temos que nos preparar, ao invés de ficar confortavelmente “confiando” na Forluz e na Cemig. Será por isso que não querem ter aposentados no Conselho?


Ativos e aposentados unidos


Sabendo que o maior erro é nos dividir, nós da Chapa 21 buscamos a união de valores e de forças. Defendemos uma chapa mista, com ativos e aposentados juntos e misturados. Seguiremos denunciando e nos mobilizando para que esse cenário mude.
Compartilhe Google Plus

Sobre Portal ABCF

Site da Associação dos Beneficiários da Cemig Saúde e Forluz. Previdência complementar, fundo de pensão, educação financeira e plano de saúde.
    Comentários Gmail
    Comentários Facebook

0 comentários :

Postar um comentário