Fundos de pensão do Canadá buscam investimentos conservadores e estáveis

Muitos investidores podem estar perdendo o sono com a turbulência do mercado de ações da China, mas provavelmente esse não é o caso dos gestores de fundos de pensão do Canadá, diz o jornal Calgary Herald.

"Qualquer dos nossos fundos de pensão têm muito claramente definidas políticas para gerir riscos, mesmo e até especialmente em mercados emergentes”, explica Norma Nielson, professora titular de seguros e gestão de risco da Escola Haskayne of Business, da Universidade de Calgary.



"Muitas vezes pode acontecer que, em função dessas políticas, os fundos de pensão terão um limite de investimentos muito baixo para setores específicos”, nota ela.

Norma explica que com cada vez maior frequência os investidores institucionais, como fundos de pensão, estão direcionando os seus investimentos em mercados como a China para segmentos específicos, evitando seus mercados mais amplos de ações e obrigações, que são menos maduros do que os mercados europeus e norte-americano.

Seu foco na China tem sido em grande parte ativos alternativos localizados em infraestrutura e private equity, o que acaba sendo  um reflexo de igual estratégia seguida nas economias desenvolvidas.

"A grande tendência ao longo da última década tem sido o investimento em projetos, colocações privadas e parcerias em estradas e pontes, por exemplo", diz ela. "Muitos dos grandes fundos de investimento estão começando a pensar em investimentos alternativos como uma classe de ativos separada de títulos e ações."

Em parte, isso é resultado do aumento da volatilidade, mesmo em mercados de ações desenvolvidos. Outro grande condutor dessa mudança tem sido os baixos rendimentos oferecidos por títulos de longo prazo, justo os preferidos dos fundos de pensão.


Por sua própria natureza, observa Norma, fundos de pensão são investidores conservadores. Por conta disso  procuram retornos confiáveis ​​e estáveis  como seguidores de  um credo básico em termos de risco: "Nunca arrisque mais do que você pode dar-se ao luxo de perder."

Fonte: Abrapp.
Compartilhe Google Plus

Sobre Portal ABCF

Site da Associação dos Beneficiários da Cemig Saúde e Forluz. Previdência complementar, fundo de pensão, educação financeira e plano de saúde.
    Comentários Gmail
    Comentários Facebook

0 comentários :

Postar um comentário