Estados querem cobrar planos de saúde por uso da rede pública

Os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, em encontro com o ministro da Fazenda Nelson Barbosa, propuseram que os Estados passem a cobrar dos planos de saúde pelo uso de hospitais públicos por clientes da rede privada. O objetivo é dividir a responsabilidade da cobrança com a Agencia Nacional de Saúde Suplementar, que exige o ressarcimento das operadoras e destina os recursos para o Fundo Nacional da Saúde. Dessa forma, os governos estaduais aumentariam suas receitas sem depender de novos repasses da União.

Curta nossa página no Facebook

Em dezembro/2015, a dívida das operadoras de saúde com o SUS chegou a 1,1 bilhão, segundo dados da ANS. No ano passado, os planos de saúde haviam pago 728,3 milhões de reais em ressarcimento ao SUS pelo uso da estrutura da Saúde Pública. Em 2010, a agencia havia recuperado apenas 15,5 milhões das operadoras. Esses valores não consideram ainda os débitos suspensos pela justiça. Segundo a ANS, 527,3 milhões de reais foram encaminhados à dívida ativa nos últimos anos e vêm sendo cobrados por meio do judiciário.

Fonte: Carta Capital.


Compartilhe Google Plus

Sobre Portal ABCF

Site da Associação dos Beneficiários da Cemig Saúde e Forluz. Previdência complementar, fundo de pensão, educação financeira e plano de saúde.
    Comentários Gmail
    Comentários Facebook

0 comentários :

Postar um comentário