Comunicado oficial da Cemig sobre o Seguro de Vida

A Cemig publicou nesta terça, 26 de janeiro, um comunicado para esclarecer alguns pontos sobre as mudanças na apólice do seguro de vida após a troca de seguradora em novembro de 2015. 

Curta nossa página no Facebook

Veja abaixo, na íntegra, o Comunicado Oficial da Cemig (os grifos são da empresa). 


Este informativo vem esclarecer as principais mudanças aplicadas ao seu seguroa partir de 01/01/2016.

Prezado (a) Senhor(a)

Comunicamos que em função do desequilíbrio econômico-financeiro apresentado na contratação da Apólice de Seguro de Vida vigente, não houve interesse pelas Seguradoras na sua renovação, com a manutenção das condições atuais, em decorrência, principalmente, do aumento significativo da sinistralidade e da elevação da idade média dos segurados.

Contudo, consciente da importância da preservação do benefício comum à maioria dos empregados, e ainda em continuar proporcionando a opção para um complemento deste benefício, a Cemig estabeleceu um novo desenho às apólices, separando-as em Seguro Principal e Complementar.

É importante salientar, ainda, que a Cemig mantém uma estrutura de seguridade invejável que se destaca no mercado, dando todo o suporte aos empregados em três pilares de benefícios: o plano de previdência, o plano de saúde e o seguro de vida.

Abaixo as principais Condições que caracterizam as novas Apólices:

Seguro Principal (Apólice Empresarial): É aquele mantido parcial ou totalmente pela CEMIG, conforme a condição do segurado.

·      Morte natural (segurado e cônjuge)
·      invalidez por acidente (segurado e cônjuge)
·      assistência funeral (limite reembolso R$ 5.000,00)
·      capital máximo: R $500.000,00
·      redução do capital segurado em 20% a cada 5 anos, após completar 60 anos, até o limite de 20%.

Nesta condição, a Cemig assegura uma cobertura representativa e relevante para o grupo de aposentados.

Seguro Complementar (Apólice Complementar): Para aqueles que entendem que o valor garantido pela apólice principal não atende as suas necessidades e têm condições de manter um valor segurado maior, é disponibilizada a opção pelo Seguro Complementar, limitada ao capital total (soma da Apólice Empresarial e Complementar) de R$ 500.000,00, cuja participação do segurado será opcional. O custo integral desta apólice será de responsabilidade do segurado que optar pela contratação.​
É muito importante que V.Sa. analise e verifique as suas reais necessidades e o custo benefício de possuir dois seguros de vida vigentes, mantendo valores equilibrados aos seus recursos, que consequentemente não tragam impacto no seu orçamento familiar.

Todo valor excedente do Seguro Principal, poderá ser coberto pelo Seguro Complementar, aplicando-se a taxa média de 0,181% sobre o capital segurado Complementar.​

Salientamos que esta Apólice Complementar não contará com a participação daCEMIGCEMIG no custeio.

Para aderir ao Seguro Complementar será necessário entregar o Termo de Adesão anexo, junto à Gerência de Riscos Patrimoniais e Seguros, impreterivelmente até o dia 29/02/2016, devidamente preenchido e assinado, anexo a esta correspondência.

Salientamos que a não devolução do Termo de Adesão no prazo estabelecido acima, implicará na não possibilidade de adesão ao Seguro Complementar, inviabilizando a adesão neste momento e em qualquer momento futuro.

Desta forma, salientamos a importância de preencher o Termo de Adesão e realizar a sua entrega no prazo determinado.

BENEFÍCIO EXTRA ​No propósito de manter os benefícios atuais e dar um prazo para que você possa melhor se organizar a respeito, a CEMIG assumirá o custeio do excedente de capital da apólice principal, por 90 dias!

Mas lembre-se de reavaliar o seu plano, preenchendo o Termo de Adesão e entregando-o na CEMIG no prazo determinado, pois, a partir de 01/04/2016, este Benefício Extra termina e a cobertura cessará, a não ser que contratado nos termos apresentados!

Após a devida manifestação ao Seguro Complementar pela entrega do Termo de Adesão, será emitida cobrança individual e encaminhada a sua residência.

A partir de então você deverá efetuar o pagamento do prêmio integral do seguro mensalmente, através do débito em conta corrente ou pagamento dos boletos que irá receber, diretamente na rede bancária.

Tabela de Composição do Capital Segurado para os Aposentados

Idade Aposentado
Apólice Empresarial
Apólice Complementar
- idade menor que 60 anos
100%
-
- idade entre 60 e menor que 65 anos
80%
20%
- idade entre 65 e menor que 70 anos
60%
40%
- idade entre 70 e menor 75 anos
40%
60%
- idade a partir de 75 anos.
20%
80%

ADESÃO À APÓLICE COMPLEMENTAR          

Entregar/enviar o Termo de Adesão preenchido e assinado à Gerência de Riscos Patrimoniais e Seguros, até o dia 29/02/2016.

Endereço para correspondência: ​
Gerência de Riscos Patrimoniais e Seguros
Av. Barbacena, 1200 – 6º andar – Ala B1
30190-131 – Belo Horizonte – MG

A matéria consta de negociação coletiva da Cemig com as Entidades Sindicais e ficou acordado que as partes criariam uma Comissão composta por seus representantes para negociar alterações necessárias da Cláusula do Acordo, cujos trabalhos deverão estar concluídos até março/2016. Qualquer alteração que seja acertada nessa negociação será informada posteriormente a todos os segurados.

Informações e esclarecimentos adicionais, favor contatar a Sra. Iara / Sra. Ione, pelos telefones: (31)3506-3360 / (31)3506-4725 / e-mails: iaraleao@cemig.com.br ou galan@cemig.com.br.


Compartilhe Google Plus

Sobre Portal ABCF

Site da Associação dos Beneficiários da Cemig Saúde e Forluz. Previdência complementar, fundo de pensão, educação financeira e plano de saúde.
    Comentários Gmail
    Comentários Facebook

0 comentários :

Postar um comentário