CVM questiona Cemig sobre entrada do BNDES na empresa

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) questionou a Cemig sobre a veracidade da notícia de que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estaria assumindo parte do controle das ações que, hoje, pertencem à empreiteira Andrade Gutierrez. A notícia foi divulgada pelo jornal Valor Econômico e pelo site da ABCF.

Clique aqui e leia: BNDES assumirá parte das ações da Andrade Gutierrez na Cemig


A Cemig respondeu que toda a operação já estava prevista, mas até agora não foi comunicada pelo BNDES se o banco exercerá seu direito de receber parte das ações ON (com direito a voto) e PN (com direito a dividendos) que hoje pertencem à Andrade Gutierrez.

Curta nossa página no Facebook

No ofício enviado pela CVM à Cemig, a gerente de Acompanhamento de Empresas, Nilza Maria Silva de Oliveira, pergunta se a notícia é verídica e por que a empresa não a considerou um fato relevante para emitir um “Comunicado ao Mercado” — meio oficial pelo qual as empresas na Bolsa de Valores devem esclarecer seus investidores — esclarecendo a situação. A gerente da CVM ainda ameaçou multar a Cemig em mil reais, e até mesmo aplicar sanções administrativas, caso não seja feito um Comunicado ao Mercado.



A Cemig respondeu que “a possibilidade de o BNDESPar passar a ser detentor de ações ordinárias de emissão da Companhia, representativas de 12,91% do capital social votante e 5,65% do capital social total da Companhia está prevista no ‘Considerando D’ do Acordo de Acionistas da Companhia, datado de 1 de agosto de 2011”.

A empresa alegou que “até o momento, a Cemig não foi informada se o BNDESPar irá ou não exercer esse direito, e, se for exercer, quando. Ademais, no registro de ações nominativas da Companhia não consta nenhuma alteração, de tal forma que a Companhia não tem condições de manifestar-se sobre as afirmações feitas na notícia citada”.


A Cemig também disse que cobrou esclarecimentos da AGC Energia, subsidiária da Andrade Gutierrez no ramo de energia, mas “está aguardando a resposta”.
Compartilhe Google Plus

Sobre Portal ABCF

Site da Associação dos Beneficiários da Cemig Saúde e Forluz. Previdência complementar, fundo de pensão, educação financeira e plano de saúde.
    Comentários Gmail
    Comentários Facebook

0 comentários :

Postar um comentário