Seminário da ANS discutirá regulação do setor de saúde complementar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizará no dia 10/11, no Rio de Janeiro, um seminário para discutir a regulação assistencial na saúde suplementar. No encontro, será lançado o novo inquérito Vigitel da Saúde Suplementar e apresentado o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2016 . Também haverá um debate sobre desenvolvimento e avaliação de Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças na saúde suplementar. O seminário é destinado a servidores e colaboradores da ANS, representantes do setor e especialistas da área acadêmica. O objetivo é trocar informações e experiências sobre a temática e divulgar as ações e estratégias desenvolvidas pela ANS, apresentando os avanços e desafios na regulação do setor.


 
O diretor-presidente da Agência, José Carlos de Souza Abrahão, fará a abertura do evento. Na sequência, a programação terá mesas redondas seguidas de debates. Entre os palestrantes convidados estão os professores Eugênio Vilaça Mendes, Oswaldo Tanaka e Ana Maria Malik, especialistas em organização do cuidado em redes, avaliação de programas em saúde e administração de serviços e sistemas de saúde, respectivamente. Também é prevista a participação de representantes de operadoras de planos de saúde, que contarão experiências em seus programas de promoção da saúde e prevenção das doenças, e do Ministério da Saúde, que falarão sobre inquéritos populacionais e Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) como ferramenta para tomada de decisões.

 
O Vigitel - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - é realizado desde 2006 pelo Ministério da Saúde em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Tem por objetivo monitorar, através de pesquisa realizada por telefone, a frequência e a distribuição dos principais determinantes das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). A atual publicação do Vigitel da Saúde Suplementar é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a ANS e dá seguimento às duas edições anteriores publicadas em 2008 e 2011. 


O estudo dos indicadores do Vigitel da Saúde Suplementar estimula a reflexão de gestores, prestadores e beneficiários de planos de saúde, contribuindo para a formulação de modelos de cuidado que promovam a interface necessária entre a promoção da saúde e a prevenção de doenças e os demais níveis e complexidades da assistência à saúde. Com isso, a ANS busca garantir o acesso aos serviços e a melhoria da qualidade de vida da população beneficiária de planos de saúde. 


Seminário de Regulação Assistencial na Saúde Suplementar 

Data: 10/11/2015 
Horário: Das 8h30 às 17h30 
Local: Auditório da Bolsa de Valores - Praça XV de Novembro, nº 20 - Centro, Rio de Janeiro (RJ) 
Inscrições: O evento tem número limitado de inscrições. Para participar, os interessados devem enviar e-mail eventos@ans.gov.br, identificando o nome do evento no campo “assunto”; nome completo do participante; instituição ou empresa que representa; e registro junto à ANS (somente para as operadoras). 


Fonte: ANS.
Compartilhe Google Plus

Sobre Portal ABCF

Site da Associação dos Beneficiários da Cemig Saúde e Forluz. Previdência complementar, fundo de pensão, educação financeira e plano de saúde.
    Comentários Gmail
    Comentários Facebook

0 comentários :

Postar um comentário