PASSO-A-PASSO: Veja como planejar o pedido de aposentadoria

Segurados do INSS próximos da aposentadoria devem fazer um bom planejamento antes de agendar o atendimento na agência da Previdência. Siga os passos listados abaixo.




PASSO 1 - Verificar se todas as contribuições e empregos estão no Cnis (cadastro de contribuições), pois ele serve de base para o cálculo do benefício. 


PASSO 2 - O segurado precisará definir qual o melhor tipo de aposentadoria. Isso dependerá de quanto tempo de contribuição ele tem e qual a idade. Se estiver com 65 anos, no caso dos homens, e 60 anos, no das mulheres, pode-se solicitar o modelo por idade. Se tiver mais pagamentos para o INSS pode optar pela aposentadoria por tempo de contribuição. Fazer uma simulação é uma boa alternativa antes de se fazer a escolha. O segurado poderá fazer essa simulação no próprio site da Previdência Social.

PASSO 3 - Verificar se, no cálculo do benefício, foram descartadas as 20% menores contribuições após julho de 1994 e se todos os pagamentos acabaram incluídos. 


PASSO 4 - Ao receber a carta de concessão, o segurado deve avaliar se espera mais tempo para conseguir uma aposentadoria maior. Ele pode desistir do benefício. Para tal, não poderá sacar o primeiro pagamento e deverá ir à agência para protocolar um pedido de renúncia. Quando decidir se aposentar definitivamente, deverá marcar um atendimento pela Central do INSS no telefone 135 ou pelo site www.previdencia.gov.br
Com informações do Diário de São Paulo.
Compartilhe Google Plus

Sobre Portal ABCF

Site da Associação dos Beneficiários da Cemig Saúde e Forluz. Previdência complementar, fundo de pensão, educação financeira e plano de saúde.
    Comentários Gmail
    Comentários Facebook

0 comentários :

Postar um comentário