Saiba como acrescentar o "9" automaticamente na agenda do celular

Os números de todos os telefones móveis do estado de Minas Gerais serão alterados para o formato de nove dígitos, com a inclusão do 9 antes do número, a partir da meia-noite do dia 11 de outubro (domingo). Juntamente com Minas Gerais, os estados de Sergipe e Bahia também adotarão o formato. Antes disso, em 31 de maio, a medida será aplicada em outros seis estados: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Todos os números dos DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37, 38, 71, 72, 73, 74, 75, 77 e 79 passarão a ter um nove à esquerda.



Na primeira fase, entre 11 e 20 de outubro de 2015, as ligações com 8 dígitos ainda serão completadas normalmente. Gradualmente haverá interceptações e o usuário receberá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem, de 21 de outubro de 2015 até 18 de janeiro de 2016. Após esse período, as chamadas com 8 dígitos não serão mais completadas. As mensagens SMS e MMS não serão enviadas se forem usados 8 dígitos. 

O nono dígito na telefonia móvel será implementado em todo o Brasil até o fim de 2016 e já funciona nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima. Com a medida, a Anatel busca aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas.

A alteração no formato do número telefônico se aplica somente ao Serviço Móvel Pessoal (SMP). Os números de telefones do serviço fixo comutado (números iniciados com os algarismos 2, 3, 4, 5 ou 6), e do serviço móvel especializado (números iniciados com 7) permanecem no atual formato de oito dígitos.

Saiba como automatizar a inclusão do "9" na sua agenda


Quem tem smartphone, terá a tarefa de incluir o "9" em todos os números de sua agenda facilitada. Operadoras e criadores de aplicativos estão oferecendo aplicativos que alteram automaticamente os números. Para os celulares comuns, entretanto, a mudança terá que ser feita manualmente.

Atenção! 

Você deve baixar os aplicativos a partir do seu smartphone. Os aplicativos das operadoras incluem o código delas para as chamadas de longa distância. Todos são gratuitos.

9º Dígito Leucotron

O "9º Dígito Leucotron" automatiza a inserção do número 9 nos contatos da agenda. O app também possibilita a inclusão do mesmo código de área do usuário aos números salvos sem DDD e de qualquer Código de Seleção de Operadora (CSP) para realização de chamadas de longa distância. Antes de fazer a alteração, é possível ver como eram e como ficarão os números, além de selecionar apenas aqueles que o usuário deseja modificar. Facilmente a agenda pode ser restaurada. O app está disponível gratuitamente em versão para iOS e versão para Android.

Oi Nono Dígito

Disponível para clientes de qualquer operadora, o “Oi Nono Dígito” temversão gratuita para iOS e versão gratuita para Android. Segundo a empresa, o app será atualizado para usuário de MG no dia 11. Além de modificar os contatos com o nono dígito, o usuário pode formatar os contatos e inserir o código do estado. Também é possível programar a inclusão do código do país (+55) na agenda para fazer chamadas do exterior em períodos de viagem. O usuário ainda tem a opção de acrescentar o Código de Seleção de Prestadora (CSP) da Oi aos contatos. Há também possibilidade de restaurar a agenda.

9º Dígito Tim

O “9º Dígito Tim” adequa os números de celulares dos estados que já possuem nove dígitos para o novo formato de numeração definido pela Anatel e grava os números alterados na agenda do usuário. O app está disponível para todos os clientes de qualquer operadora brasileira e tem versão gratuita para Android e versão gratuita para iOS. O app ainda permite usuário acrescentar o Código de Seleção de Prestadora (CSP) da empresa aos contatos da agenda. As alterações podem ser revertidas.

Vivo 9º Dígito

O "Vivo 9º Dígito", disponível em versão gratuita para iOS e versão gratuita para Android, está atualizado para números cujos códigos de área começam com 1, 2, 3, 7, 8 e 9 e pode ser usado por clientes de qualquer operadora. O usuário também tem a opção de acrescentar o Código de Seleção de Prestadora (CSP) da Vivo aos contatos da agenda. As mudanças realizadas pelo app podem ser desfeitas.

Embratel Nono Dígito

O "Embratel Nono Dígito" será atualizado para os números da Bahia, Minas e Sergipe no dia 11. Ele está disponível para clientes de todas operadoras na Apple Store e na Play Store. Além de acrescentar o número 9, o app permite selecionar quais contatos devem ser modificados, adicionar o mesmo código de área do usuário aos contatos salvos sem DDD e incluir o Código de Seleção de Prestadora (CSP) da Embratel Claro Empresas. Há opção de reverter as mudanças.

Fontes: Secretaria de Planejamento de MG, G1.
Compartilhe Google Plus

Sobre Portal ABCF

Site da Associação dos Beneficiários da Cemig Saúde e Forluz. Previdência complementar, fundo de pensão, educação financeira e plano de saúde.
    Comentários Gmail
    Comentários Facebook

0 comentários :

Postar um comentário